MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Búfalo do Marajó



Foto: Nailson Guimarães

  
Animal de porte avantajado e pelagem preta, o búfalo (Bubalus bubalis) teve sua origem na Ásia. Chegou ao Brasil por volta de 1890, na Ilha de Marajó, e se multiplicou rapidamente.

Dos bubalinos introduzidos no Brasil, quatro raças são reconhecidas oficialmente pela Associação Brasileira de Criadores de Vúfalos: Carabao, Jafarabadi, Mediterrâneo e Murrah. Sendo a primeira introdução de búfalos em nosso país em 1890 pelo Dr. Vicente Chermont de Miranda, fazendeiro de Cachoeira do Arari, que comprou búfalos Carabao ou Rosilhos. Em 1895, também fizeram uma importação de búfalos italianos .
Nessas duas introduções deram origem ao “Búfalo Preto do Marajó” (Preto Marajoara), semelhante ao búfalo Mediterrâneo italiano.
(Fonte: http://www.revista.inf.br/veterinaria08/revisao/08.pdf )

O búfalo é um animal que chega a pesar mais de uma tonelada e é um dos símbolos do Marajó, pois é nesta ilha que se encontra o maior rebanho bufalino do Brasil. O búfalo faz parte do cotidiano da comunidade, já que está nas fazendas, nas ruas da cidade, no policiamento montado do 8º Batalhão de Polícia Militar do Pará, nas competições esportivas, na coleta de lixo domiciliar, no transporte de cargas e de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário