MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Queijo do Marajó



A tradição do queijo de Marajó, produzido por
fazendeiros portugueses e franceses, já tem séculos, mas no início era utilizado o leite de vaca. Com o tempo e com o rebanho bubalino cada vez maior, o produto passou a ser exclusivamente de leite de búfala.
A relação do consumidor paraense com os
queijos do lugar é íntima. Mesmo com muita informalidade e pouca padronização na receita, o “Marajó”, como é chamado, é considerado o favorito dos habitantes. Além do sabor, também se leva em conta que em lugares de climaquente os queijos mais leves como os de búfala são mais apreciados.
O queijo do Marajó é produzido de maneira muito simples e depois de informados em recipientes de madeira ou plástico, ficam estocados por 28 dias.
O processo se inicia geralmente no dia anterior, com a filtragem e desnate do leite. A seguir ele é levado para um tanque no qual fermentará espontaneamente.
Horas depois é efetuado o corte da coalhada e eliminação do soro. A etapa seguinte, que pode se repetir até quatro vezes, retira a acidez. Nesta fase acrescenta-se água à massa, que posteriormente será aquecida e espremida em sacos de algodão: é o estágio em que o queijo adquire consistência e uma realçada cor branca. Mais algumas etapas são efetuadas até a fase final em que é feito o resfriamento e, posteriormente, a moagem da massa que é aquecida mais uma vez e agitada com uma enorme colher até a fusão atingir a consistência desejada.

Adaptação de Texto: Marilene Malcher
Design: João Filipe Nunes
Assessoria de Planejamento e Gestão
(Paulo Sérgio Nascimento)
Pefeitura Municipal de Soure

Nenhum comentário:

Postar um comentário