MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EVENTOS DENTRO DO MARAJÓ BÚFALO FEST

Cartaz criada pela Estratégia Comunicação & Marketing. Direitos autorais reservados
Rodeio Marajoara: Competições de arena envolvendo vaqueiros, búfalos e cavalos do Marajó. Produzido pela Companhia Marajoara de Rodeios criada a 3 anos em Soure. Nesta atividade são postas a prova as habilidades do vaqueiro e a destreza dos animais promovendo um espetáculo de rara grandeza, onde o público participa ativamente.
Shows Culturais:
Caio e Marcelo, Forró do Bacana, Gilmara e Banda, Estrela do Melody, Alfa Show e Mais Paixão. Grupos Folclóricos Cruzeirinho, Eco Marajoara e Aruãs.
Feira de Economia Solidária:
Os 16 municípios do Marajó estão mobilizados para participar através de seus agentes de economia solidária locais. Pela primeira vez ocorre uma feira como essa no Marajó, com 18 estandes disponíveis para o artesanato, pecuária, agricultura, pesca, culinária. 
Projeto Curupira do Senar:
Serão 7 computadores em um ônibus para o curso de Informática Rural, com duas turmas de 7 alunos cada (manhã/tarde).
Público alvo: jovens a partir de 14 anos, alfabetizados e com vínculo no meio rural.
Início: 23 a 26, com CH de 24 horas/aulas
Além do Curso de informática Rural, serão expedidas Carteiras de Trabalho.
Inscrições: Centro de Referência Psicossocial (CRAS) – Soure.
Maiores informações: 3741- 1495.
Curso de Confecção de Material de Higiene e Limpeza:
(Detergente, sabão em pó, sabão em barra, limpa alumínio, sabão liquido, etc) 20 vagas.
Início: segunda (22) a sexta (26). Aulas pela manhã e a tarde. 
Local: Sindicato de Produtores Rurais de Soure, 1ª rua entre Trav. 14 e 15,  nº 320. 01 turma apenas para alunos acima de 14 anos, alfabetizado, ambos os sexos.
Promoção: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soure e Senar. Alacid Nunes Filho – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representante do Senar em Soure Diretor Técnico do Fundepec – Fundo de Desenvolvimento da Pecuária.
Encontro do Codetem:
(Coordenação de Desenvolvimento do Território do Marajó) – Participarão do encontro: membros da Coordenação Técnica, representantes do Governo do Estado, instituições parceiras e todos os Prefeitos do Marajó.
Data: 25 a 27 de novembro – Auditório da Prefeitura de Soure
Demonstração do PAES:
Produção Agroeconômica Integrada e Sustentável coordenada pelo Sebrae. Soure deverá receber 20 PAES com investimento de cerca de 8 mil reais cada.
(Dário Pedrosa - Comunicação da Prefeitura de Soure)

Venha para o MARAJÓ BUFALO FEST: 24 a 28 de novembro, Soure. A Capital Brasileira do Búfalo.

Segundo Pietro Baruselli, com dados da FAO, o rebanho bubalino mundial apresentou crescimento numérico de 50% nos últimos 28 anos, com estimativa atual de 190 milhões de animais. No Brasil, que detém o maior rebanho de búfalos dos países ocidentais, a população bubalina – de aproximadamente 3 milhões de animais - apresentou, nos últimos 10 anos, crescimento anual de 12% - dados da ABCB.
No Brasil, 50% do rebanho encontra-se na Região Norte. O restante distribui-se homogeneamente entre as outras Regiões. A ilha do Marajó concentra um número considerável dos búfalos da região norte e configura-se na área que reúne o maior rebanho de toda região. O animal tem uma influência direta na vida do marajoara, contribuindo na alimentação, trabalho, turismo e até na segurança pública. Em Soure, a Adepará registrou 563 animais bubalinos somente para trabalho em carroça, divididos em 136 carroceiros que operam na cidade. Pela cultura bubalina muito forte e com grande influência na economia local Soure apresenta-se como a Capital Brasileira do Búfalo e, por esse motivo, realiza o maior evento de bubalino cultura do norte do Brasil.

A CHEGADA DO BÚFALO AO BRASIL: Os búfalos no Brasil têm uma história bem curta, se compararmos ao tempo de exploração bovina em nosso país, que data da chegada dos colonizadores portugueses, há 500 anos. As primeiras criações de búfalos surgiram com a chegada dos primeiros animais ao Brasil, há cerca de 1 século, na Ilha de Marajó.

A carne de búfalo é utilizada tanto na venda do produto resfriado ou congelado como, também, na produção de hambúrgueres, salsichas, etc. É uma carne considerada magra, com baixos teores de colesterol e com aspecto e gosto semelhante ao da carne bovina. Somente de oito aos atrás se começou a fazer melhoramento genético de animais bubalinos para produção de leite. Antes era somente para corte. O animal Também é muito usado na tração.