MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Laçamento Oficial do 3º Marajó Búfalo Fest


       A manhã do dia 30 de julho (sábado) foi marcada, em Soure, pela cerimônia de lançamento do 3º Marajó Búfalo Fest e 47ª ExpoMarajó. Para o lançamento oficial da feira, Soure recebeu a visita do Secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, que foi recebido pelo Prefeito do Município, João Luiz Melo e o Coordenador da Feira, Fernando Tobias, que também é vice Prefeito de Soure.

       Logo no início da cerimônia foi anunciado o nome do Presidente da Feira, escolhido pelos pecuaristas que compõem a Associação Rural de Pecuária do Pará, ARPP. O escolhido foi o sourense Alicid Nunes Filho, convidado para compor a mesa com as autoridades e o primeiro a se pronunciar. Ele agradeceu por ter sido escolhido como Presidente da Feira e conclamou aos demais pecuaristas a centrarem esforços nesta edição do evento como forma de demarcarem um novo rumo para a base produtiva da região.

       Fernando Tobias, fez referência à importância da união de forças entre as lideranças políticas e a comunidade, lembrando que a Feira de Economia Solidária desempenha um papel importante no aquecimento da economia e contribui com a melhoria de renda das famílias carentes da região. Referendou o Marajó como pólo estratégico da produção pecuária do estado e que precisa ser valorizado.

       O Prefeito de Soure João Luiz Melo focou seu discurso na consolidação dos Planos de Desenvolvimento do Marajó e na integração das forças governamentais, seja a nível municipal, estadual ou federal. Lembrou da importância do debate que ocorreu envolvendo a população e que elegeu prioridades para que os governos desenvolvessem suas ações minimizando os problemas das comunidades marajoaras. João Luiz fez referência ao queijo do Marajó, à cerâmica e ao búfalo como temas principais do evento e conclamou todos que compõem seu governo e a população sourense, a direcionarem seus esforços no sucesso do evento dando destaque para o regionalismo, que permitirá o envolvimento de todos os municípios do Marajó.

       Ao final Hildegardo Nunes fez seu discurso, já vestido com a camisa do evento produzida especialmente para o momento. As demais autoridades presentes à mesa também vestiram a camisa, simbolizando o lançamento oficial da marca. Hildegardo fez referência a uma das primeiras ações sua junto a Secretária, que foi a alocação, inicial, de R$ 100.000,00 (cem mil reais), especificamente para a feira de Soure, o que permitirá, já, o lançamento com uma perspectiva da estrutura básica necessária. Ele lembrou da importância de que todos os esforços sejam destinados à legalização do queijo do Marajó e à conquista dos selos de inspeção para este produto regional. E disse: “Nunca antes a feira agropecuária de Soure começou com tanta antecedência no planejamento e com a condição financeira inicial tão confortável”.

      O Secretário de Agricultura trouxe a mensagem do Governador ao povo do Marajó, que elegeu a região como prioridade e que a SAGRI, por estar sob o comando de um marajoara, deve sediar a coordenação do Plano Marajó, no Governo do Estado. Seu discurso empolgou a plenária formada por vereadores, secretários, lideranças populares e pecuaristas.

      As rádio Sol FM, Liberal FM de Soure e Guarani transmitiram na integra os pronunciamentos para todo o Marajó. À noite o lançamento ocorreu para a população no palco oficial da programação de verão, no Trapiche Municipal de Soure.


Texto: Dário Pedrosa
Créditos: Assessoria de Planejamento e Gestão
Design: João Filipe Nunes